> Minerais / Talco

Banner interna

LOCALIZAÇÃO

A Magnesita é a mais importante produtora brasileira de talco de qualidade e detém as maiores reservas deste mineral, superiores a 12 milhões de toneladas.

A produção de talco está concentrada no município de Brumado, sudoeste da Bahia, a 660 km de Salvador. Os principais depósitos de talco e magnesita estão localizados na Serra das Éguas, região com uma extensão de aproximadamente 18 km, 10 km de largura, e uma área total de 142 km2.

A ligação com as regiões industriais do país ou com os portos de Salvador, onde a empresa tem seu terminal marítimo, em Aratu, pode ser feita através de vias rodoviárias totalmente asfaltadas ou por via férrea.

APLICAÇÃO DO PRODUTO

Para alcançar a máxima satisfação dos seus clientes, a Magnesita garante a qualidade dos produtos e a segurança do seu fornecimento. Além disso, coloca à disposição do mercado toda a infraestrutura do seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento, fornecendo uma série de serviços de assistência técnica, desenvolvimento conjunto de novos produtos, tecnologia e processos de fabricação e aplicação.

Indústria de Plásticos

A linha de talcos Talmag da Magnesita dedicadas ao mercado de plásticos é composta por produtos de alta pureza química, baixo teor de ferro, alta lamelaridade e altíssima brancura. Essas características físicas, aliadas aos mais modernos processos de moagem/micronização, garantem a melhor relação custo-benefício do mercado.

A Magnesita possui em seu portfólio uma ampla variedade de produtos produzidos para atender as mais rígidas solicitações do segmento de plásticos:

• Produtos moídos nas malhas 200 e 325 (75 e 45 microns, respectivamente);
• Talcos micronizados (top size de 15 a 30 microns);
• Talcos ultramicronizados (top size de 5, 7 e 10 microns) nas versões em pó ou compactado (peletizado).

Indústria de Cosméticos e Farmacêutico

Os talcos extraídos nas minas localizadas na Serra das Éguas (BA) possuem alta pureza química, baixo teor de ferro e ausência de asbestos.

A infraestrutura laboratorial e de controle de qualidade da Magnesita permite garantir o atendimento a todos os requisitos da farmacopeia americana USP 32, inclusive nas análises microbiológicas.

O brilho perolado e a suavidade, a dureza igual a 1, a mais baixa da escala mineral de Mohs, o excelente poder de lubrificação, a untuosidade ao tato, a baixa abrasividade e o alto poder de absorção de óleo são características que diferenciam o talco Talmag de outros concorrentes no mercado e permitem sua utilização em diversas aplicações como pós-compactos e pós para o corpo (linha baby e adulto), cremes, sabões e sabonetes, além de diversas outras aplicações na linha de manipulação farmacêutica.

Indústria de Alimentos

- Produção de azeite

Na produção de azeite, o talco Talmag atua como auxiliar natural de processamento, aumentando a produtividade de azeite virgem e melhorando a produtividade da planta. O uso de talco Talmag não afeta as características químicas e organolépticas do azeite virgem.

- Alimentos

Os talcos da linha Talmag são largamente utilizados como lubrificantes externos (anti-stick) em chicletes e balas e também como composto na produção de goma base para os sabores de frutas ácidas.

Outra aplicação dos talcos Talmag são no beneficiamento de arroz, feijão e confeitos de chocolate.

Indústria de Agronegócio

- Recobrimento de sementes

- Relação custo-benefício imbatível em comparação ao produto tradicionalmente utilizado (grafite);
- Melhora a taxa de fluxo de sementes e o controle de nível nas plantadeiras;
- A aplicação de Talco Talmag melhora a uniformidade de distribuição das sementes, fornecendo mais consistência à aplicação e reduzindo perdas;
- Talco Talmag é um excelente veículo para diversos tipos de aditivos em sementes, como fungicidas, herbicidas e bactérias fixadoras de nitrogênio, além de ser quimicamente inerte, prolongando a vida útil (shelf life) das sementes;
- Talco fornece uma tecnologia de lubrificação a seco;
- Não causa danos ao solo ou à plantação (mineral inerte);
- Talco é um lubrificante natural e ambientalmente correto. Nenhum aditivo artificial é adicionado ao produto.

- Alimentação Animal

- Melhora o fluxo de ingredientes pegajosos como caroço de algodão ou melaço;
- Além de anti-caking (antiaglomerante), o talco acelera os tempos de secagem e empacotamento, além de aumentar o tempo de vida útil (shelf life) do produto.

Produtos Químicos para Agricultura

O talco é um ótimo veículo inerte para inseticidas, fungicidas e herbicidas, permitindo distribuição mais uniforme, uma redução no ingrediente ativo e aumento do tempo de vida útil (shelf life).

Talco em Fertilizantes

Excelente agente antiaglomerante para amônio e fertilizantes granulados, o talco facilita o manuseio e a secagem que acelera o processo de envase.

Indústria Cerâmica

Atuando como agente de fluxo, os talcos da linha Talmag reduzem a temperatura de fusão em vidrados (fritas), aumentando sua vitrificação, e reduzem as temperaturas de processo e queima na produção da cerâmica, diminuindo, consequentemente, os custos.

Granulometria adequada e baixo teor de ferro, além hidrofobicidade e brancura são os fatores chaves para garantir um excelente desempenho na aplicação.

Indústria de Papel e Celulose

Utilizado no controle de pitch e stickies, os talcos da linha Talmag impedem a aglomeração destas impurezas orgânicas na produção de celulose e papel, fibras recicladas e pasta mecânica/termomecânica.

A Magnesita dispõe de uma equipe técnica altamente qualificada e experiente, equipamentos para dispersão do talco desenvolvidos especialmente para sua aplicação e, principalmente, talcos com morfologia e granolumetria adequadas à necessidade dos clientes.