> Solução em refratários / Siderurgia / Carro Torpedo

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Atualmente o Carro Torpedo é o meio mais utilizado para transporte de ferro gusa do Alto-Forno para a Aciaria. Também pode ser usado para pré-tratamentos conforme a seguir:

• Dessiliciação;
• Desfosforação;
• Dessulfuração.

A sua capacidade nominal varia de 80 t a 600 t de ferro gusa transportado.

As principais solicitações requeridas nos revestimentos refratários são:

• Resistência à erosão pelo ferro gusa e à corrosão pela escória;
• Resistência ao choque térmico;
• Estabilidade volumétrica.

Soluções técnicas específicas

Devido à agressividade do processo e visando promover campanhas seguras e econômicas para cada cliente, a Magnesita está capacitada a elaborar soluções técnicas, estudos de projeto específico e de qualidade do revestimento refratário, engenharia e supervisão de montagem, através de seu Departamento de Assistência Técnica e Serviços e estudos post-mortem pelo seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento.

Para cada planta operacional é desenvolvido um projeto refratário específico, aumentando a disponibilidade do equipamento e o desempenho do refratário.

Refratários moldados e não moldados

As unidades fabris da Magnesita têm capacidade para atender às diversas especificações de materiais refratários moldados (shaped refractories) e não moldados (unshaped refractories), e às solicitações para estes equipamentos nas seguintes classes:

• Sílico-aluminosos;
• Aluminosos;
• Alumina-Carbeto de Silício – Carbono;
• Alumina-Carbeto de Silício-Carbono-Magnésia;
• Concretos refratários, incluindo reparação por shotcrete;
• Massa resinada para reparação a quente.